Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Direh apresenta cronograma de implantação da nova política de estágio

13.03.2015 às 17:53 - 2 Comentários

 

Reunião com SRHs alinhou procedimentos e esclareceu dúvidas

No fim de fevereiro, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) se reuniu com os representantes dos SRHs das unidades e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para apresentar o cronograma de implantação da nova política de seleção de estagiários da Fiocruz, lançada no final de 2014. O novo regramento prevê a publicação de dois editais públicos anuais (maio e novembro) com a oferta total de vagas de estágio curricular e a definição dos critérios gerais e específicos relacionados ao processo seletivo. As vagas para estágio obrigatório serão apresentadas por meio de chamada pública de interesse e uma primeira oferta deverá ser divulgada também em maio.

A diretora substituta da Direh e chefe do Departamento de Desenvolvimento de RH, Andrea da Luz, lembrou que a nova política de estágio é “um esforço institucional de transparência pública para oportunizar vagas a serem disputadas por um maior número de candidatos”. Entre as ações previstas destaca-se uma ampla divulgação dos editais nos canais de comunicação interna da instituição e na imprensa especializada.

Cronograma


O coordenador da nova política de estágio, Marcelo Camacho, conduziu a reunião e destacou as próximas etapas relativas à construção do edital, que ocorrerá de forma conjunta entre a Direh e os SRHs. De acordo com o cronograma, durante o mês de março serão definidos os critérios específicos de seleção de cada unidade e os perfis dos estagiários a serem selecionados. Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma vaga.

A redação do edital, acertos de detalhes finais e campanha de divulgação terão início em abril para que em 6/5 o documento seja publicado. O período de inscrição para as vagas oferecidas será de 11 a 30/5 e o processo de seleção está previsto para acontecer entre 15/6 e 3/7. O resultado final será divulgado em 10/7. Os novos estagiários poderão, de acordo com o que será estabelecido no edital, iniciar suas atividades em agosto ou setembro.

Outra novidade é o acréscimo de 10% na oferta de vagas de estágio por unidade. O limitador de vagas é definido como sendo 20% da força de trabalho composta somente por servidores da instituição. Dentro deste percentual, as vagas são divididas entre nível superior (50%), nível médio (25%) e nível técnico (25%), sempre respeitando a reserva de 10% das vagas oferecidas para estudantes portadores de necessidades especiais. As vagas para estágio obrigatório também estão incluídas neste percentual.

Formas de seleção


A coordenação de estágios da Direh sugeriu também aos SRHs um modelo de etapas do processo de seleção, composto de duas fases de caráter seletivo, eliminatório e classificatório. Em um primeiro momento, seria analisado se os candidatos atendem aos pré-requisitos estipulados no edital e seria realizada uma avaliação de conhecimentos básicos, mediante aplicação de prova, ou análise curricular. A segunda etapa seria composta por uma avaliação de conhecimentos específicos e habilidades, por meio de entrevista realizada por uma banca. 

Cada unidade, no entanto, terá autonomia para estabelecer seu mecanismo de seleção, devendo explicitá-la no edital.

 


estágio, Fórum_RH, manual do servidor, Direh Atende, PEC

Comentários (2)



Sem foto Carolina Fumico Massuda Araujoem 15.05.2015 às 11:29
Cidadão

O edital de estágio já foi lançado? Onde posso acessá-lo? Já procurei no site de Rh e não encontrei. E as inscrições já estão abertas?



Sem foto GLAUBER QUEIROZ TABOSA TIBURTINO em 15.05.2015 às 12:05
DIREH

Houve um atraso na liberação do edital. Iremos noticiar o novo cronograma em breve aqui mesmo no site.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360 Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa