Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Direh apresenta projeto de Escola Corporativa da Fiocruz

16.10.2015 às 11:13 - 0 Comentários
Iniciativa foi debatida no encerramento do Encontro de Inovação na Gestão 

"Oferecer ações educacionais para o desenvolvimento dos trabalhadores e das competências organizacionais, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento, através de um processo de aprendizagem ativa e contínua, e gerando resultados". Esta é missão da Escola Corporativa Fiocruz, projeto que vem sendo trabalhado no âmbito da Diretoria de Recursos Humanos (Direh) e que foi apresentado pelo diretor de RH, Juliano Lima, no encerramento do Encontro de Inovação na Gestão Fiocruz, no último dia 8/10.  

Completaram o painel Caminhos da gestão inovadora na Fiocruz: Gerar, Aplicar e Disseminar conhecimento, a consultora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Marisa Eboli, e o gerente geral de RH da Universidade Petrobrás (UP), José Alberto Bucheb, que palestraram sobre conceitos e experiências de educação corporativa.

Juliano Lima explicou que além de valorizar os servidores, identificando e estimulando o desenvolvimento de talentos internos, a iniciativa visa dar suporte às demandas institucionais no campo da gestão, face aos desafios e compromissos assumidos. A escola corporativa desenvolverá ações de qualificação voltadas para o desenvolvimento institucional e atuará por meio da construção de redes de aprendizagens, com parcerias internas e externas, na perspectiva da troca de conhecimentos. 

Outras premissas da escola são: desenvolvimento da carreira dos servidores, integração e decisão coletiva para educação corporativa na Fiocruz e inovação na aprendizagem. O diretor cita ainda a importância de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Direh, como mapeamento de competências institucionais e individuais e a geração de um banco de talentos, para o funcionamento da iniciativa.

PDG/Fiocruz e outras iniciativas de capacitação já são ações da Escola


A criação da Escola Corporativa Fiocruz foi debatida no VI Congresso Interno e tem como base o Plano de Longo Prazo (PLP), que aponta os compromissos institucionais para o ano de 2022 e fortalece o papel da Fundação como instituição pública e estratégica de Estado. A escola terá sua sede no prédio da Expansão do Campus, em Manguinhos, e atuará fortemente no formato à distância (EAD), integrando o Portal do Campus Virtual da Saúde Pública (http://www.aulas.cvspbrasil.fiocruz.br). O diretor de RH explicou que a escola corporativa irá compor a estrutura da gestão de pessoas por dialogar com áreas como: carreira, captação, avaliação de desempenho e sucessão. 

Em sua fala, Juliano destacou que a escola já opera e que está em fase de estruturação. Para exemplificar essa atuação, ele enumerou ações como o curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, voltado para os analistas que ingressaram no concurso 2010, e o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que fornece uma série de oportunidades de aperfeiçoamento profissional. 

Além dessas ações, citou ainda iniciativas em fase de desenvolvimento e que em breve estarão disponíveis para participação dos servidores, como mestrados profissionais em Gestão (FGV e UFBA); mestrado profissional em Política e Gestão de C&T&I em Saúde (Ensp); curso de integração e formação inicial dos pesquisadores e especialistas; aperfeiçoamento em gestão de laboratórios e plataformas tecnológicas, dentre outras que comporão o portfólio da escola.

Prêmio de Inovação na Gestão encerrou evento


Ao término das apresentações e debates, foi anunciado o resultado do Prêmio de Inovação na Gestão, vencido pelo trabalho Credenciamento de Bancos de Leite Humano, inscrito pelo coordenador da Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida, e sua equipe, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF). Escritório de Captação: uma experiência de desenvolvimento, implantação e consolidação (Presidência) e Implantação da gestão por processos na Fiocruz: alinhamento e excelência operacional (Presidência) foram os outros trabalhos contemplados, com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. 

Leia aqui a cobertura completa da premiação e do Encontro, realizada pela CCS/Presidência.

capacitação, escola corporativa, RH

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa