Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

CST implementa Fórum de integração de Saúde do Trabalhador na Fiocruz

20.04.2022 às 13:12 - 0 Comentários

É verdade! No dia 1º de abril de 2022, a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) deu início à prática de uma estratégia de apoio, articulação e alinhamento, no tocante à saúde do Trabalhador, com as demais unidades da instituição e realizou o I Fórum de Integração em Saúde do Trabalhador da Fiocruz. O evento, que terá edições mensais, ocorreu virtualmente pelo Microsoft Teams, porém, com ponto de encontro presencial na sala de treinamentos da CST, de onde a transmissão foi conduzida pelo servidor da CST, Delson da Silva, auxiliado por Simone Quintella.

Em visita de trabalho à Fiocruz Bahia, a coordenadora da CST, Marisa de Oliveira, participou remotamente da atividade e deu as boas-vindas ao encontro, que reuniu cerca de 60 trabalhadoras e trabalhadores, representantes da área da saúde do trabalhador de diversas unidades da Fundação. Ao saudar a iniciativa, Marisa explicou o papel do Fórum, de identificar e aproximar diferentes interlocutores que atuem na área, uniformizando práticas e disseminando políticas de saúde do trabalhador na Fiocruz. “A CST deve trabalhar mais no aspecto da vigilância em saúde dos trabalhadores do que agindo após as ocorrências, apagando incêndios”, ressaltou, ao enfatizar o caráter preventivo e protetivo a ser buscado na atuação do Fórum.

A coordenadora afirma ainda que a iniciativa partiu de uma conjunção de fatores que apontaram para a necessidade de maior integração entre as instâncias na instituição: “A CST já vinha discutindo internamente estratégias de aproximação e alinhamento de pautas de saúde do trabalhador nas unidades. Ao mesmo tempo, no fim de 2021, surgiu uma demanda das regionais, que pleitearam uma agenda mensal conjunta para tratar questões de saúde do trabalhador. Então, a partir dessa observação interna e da demanda das regionais surge a proposta do Fórum”.

Durante o encontro também foram abordados temas como a descentralização das atividades de saúde do trabalhador na Fiocruz, a partir do engajamento das próprias unidades e de seus representantes locais, e a necessidade de priorização da área pela gestão em toda a instituição. Como exemplo dessa atuação tática, a servidora do Núcleo de Ambiências e Ergonomia da CST, Aline de Azambuja, apresentou uma minuta de diretrizes para o contrato de terceirização na Fiocruz. O documento – que ainda será divulgado no âmbito institucional – visa respaldar as unidades a elaborarem editais de contratação que preservem condições adequadas de trabalho e resguardem direitos dos trabalhadores contratados para prestação de serviços na Fundação.

Encontros mensais às sextas e outras estratégias

Para além do Fórum de Integração, a CST vem planejando e articulando o desenvolvimento de outras iniciativas de aproximação com as unidades, como: uma proposta de ampliação das comissões internas de saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores (CISTTs) nas unidades, retorno das viagens às regionais e consolidação de pontos focais de saúde do trabalhador em cada unidade.

O primeiro encontro teve como objetivo principal apresentar de fato a proposta do Fórum e promover um primeiro diálogo entre seus integrantes, obtendo aprovação de todos os que se manifestaram durante a reunião. Os encontros ocorrerão sempre na primeira sexta-feira de cada mês, inicialmente das 10 às 12 horas, estando o próximo agendado para o dia 6/5.

saúde do trabalhador

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa