Cogepe - Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Programa de Preparação para Aposentadoria inicia nova edição

08.07.2022 às 11:20 - 0 Comentários

Na terça-feira (5/7), o Núcleo de Atenção Integral à Aposentadoria (Naia/CST) iniciou mais uma edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) na Fiocruz, a segunda em formato remoto. Ao todo, 73 trabalhadores se inscreveram na atual edição do programa, que será encerrada no dia 9 de novembro. Carla Pepe, coordenadora da iniciativa, explicou que a ação se configura em um espaço privilegiado de cuidado da saúde dos trabalhadores. “É um programa para também construir a vida no trabalho e para pensar a aposentadoria como um processo”. Ao apresentar o PPA, Carla enfatizou que na Fiocruz a origem do programa ocorre no âmbito da saúde do trabalhador, o que conforma sua realização em perspectivas mais amplas do que a abordagem da aposentadoria em si e trata os diversos aspectos de relação da vida com o trabalho.

A coordenadora-geral da Cogepe, Andrea da Luz, destacou que o PPA tem a qualidade de conseguir abordar uma série de aspectos relacionados à aposentadoria e, ao mesmo tempo, “pensar a saúde de forma plural”. Ressaltando a aplicação do conceito ampliado de saúde, no qual, para além da ausência de doenças, aspectos socioeconômicos, políticos e ambientais são considerados como indicadores para obtenção de saúde. Marisa Augusta, coordenadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), classificou o PPA como uma das mais bem sucedidas e duradouras iniciativas no campo da saúde do trabalhador na instituição. Ela lembrou ainda das dificuldades inerentes aos momentos de incerteza que antecedem a decisão de se aposentar, afirmando que um dos méritos do programa é “suavizar” este processo.

Segundo a equipe do Naia, ao longo do tempo algumas mudanças foram se consolidando, como a universalização do acesso ao programa, que não se restringe mais a pessoas que estão muito próximas da aposentadoria, além de outros fatores marcantes listados. “A lógica é da saúde do trabalhador nos ciclos finais de trabalho e do planejamento de vida e trabalho. Além disso, como legado desenvolveu-se uma abordagem de atenção integral em que o grupo de trabalhadores é acompanhado durante os meses do Programa, desde a sua inscrição até o encerramento, com materiais, discussão e atendimentos individuais”, complementa Carla Pepe.

Perfil dos participantes

Com a universalização do acesso ao Programa, o PPA recebe, nesta edição, trabalhadores de 46 a 71 anos, terceirizados, bolsistas e redistribuídos de outros órgãos. Além de alcançar 12 unidades da Fiocruz, sendo nove sediadas no Rio de Janeiro e três regionais (Bahia, Minas Gerais e Pernambuco).

Sobre o PPA

O PPA foi criado em 2010 e até o momento já foram realizadas 18 edições regulares, sendo quatro em unidades regionais (Pernambuco, Minas Gerais, Brasília e Bahia). Implantado em 2021, por conta da pandemia, o formato virtual possibilitou a participação de trabalhadores de diferentes vínculos e unidades de todo o Brasil nas duas últimas edições.

Saúde do trabalhador

Comentários (0)

Comente essa notícia.

Fundação Oswaldo Cruz - Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ CEP: 21040-360

Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180

Ver mapa